Certificados de Aforro e do Tesouro

24/08/2023

Uma das grandes preocupações dos cidadãos é salvaguardar o seu futuro e o das suas famílias. Por esse motivo, a forma como investem as suas poupanças assume uma importância acrescida, quer pelo nível de risco a que se expõem, quer pela segurança dos investimentos que efetuam. 

Os certificados de aforro são instrumentos de dívida criados com o objetivo de captar a poupança das famílias. São colocados diretamente junto dos aforradores e têm montantes mínimos de subscrição reduzidos (100€). No final de cada trimestre, os juros a que tiver direito são automaticamente somados à sua poupança, para que ela renda mais no trimestre seguinte.

Para subscrever certificados de aforro deverá abrir uma Conta Aforro numa agência habilitada do CTT, onde deverá prestar informações pessoais, fiscais e bancárias.

No caso dos Certificados do Tesouro Poupança Valor (CTPV), disponibilizados pelo Estado em setembro de 2021, ao subscrever estes certificados está a emprestar dinheiro ao Estado Português e é o próprio Estado que garante que vai receber de volta toda a sua poupança e os juros a que tiver direito.