A Literacia Financeira corresponde a um conjunto de competências e de conhecimentos que permitem que um cidadão ou uma empresa façam uma gestão eficaz do seu dinheiro.
De acordo com o ranking de 2020 do Banco Central Europeu (BCE), a literacia financeira dos portugueses está em último lugar, entre os 19 países da zona euro.
Neste sentido tentamos, através deste Café às 9 da noite by EB, contribuir com alguns conceitos relacionados com a área financeira, nomeadamente, no que respeita à contração de financiamentos.
MTIC – Montante Total Imputado ao Consumidor
Corresponde ao valor total que o consumidor irá pagar pelo financiamento contraído, incluindo: o montante do empréstimo, juros, impostos, comissões, seguros e outros encargos.
TAEG – Taxa Anual de Encargos Efetiva Global
Mede o custo do empréstimo para o cliente, por ano, em percentagem do montante emprestado.
TAN – Taxa de Juro Anual Nominal
É taxa a que são cobrados os juros dos empréstimos. No caso de empréstimos com taxa variável, é calculado através da soma do spread e do indexante (p/ exemplo, a Euribor).
EURIBOR – Euro Interbank Offered Rate
A EURIBOR corresponde à média das taxas de juros praticadas em empréstimos interbancários em euros por um grande número de bancos europeus. É determinada, sobretudo, pelo volume da oferta e procura mas, também, por fatores externos, como o crescimento económico e o nível de inflação. Existem 5 taxas de juros Euribor: a 1 semana e a 1, 3, 6 e 12 meses.
SPREAD
O SPREAD corresponde ao lucro do banco ao conceder um crédito. É livremente definido pela instituição de crédito para cada contrato, tendo por base fatores como por exemplo:
– o risco de crédito do cliente,
– o rácio entre o valor do empréstimo e o valor do imóvel (loan-to-value ou LVT)
– as garantias prestadas pelo cliente (p/exemplo a existência de hipoteca ou fiador).
Taxa de Esforço
A Taxa de Esforço corresponde à percentagem de rendimento disponível de um agregado familiar alocado ao pagamento de prestações de crédito. De acordo com o Banco de Portugal, na maioria dos casos, esta taxa não deve nunca exceder os 50%. No entanto, quanto mais baixo for este valor, maior equilíbrio trará à gestão dos recursos financeiros disponíveis.