As receitas turísticas internacionais ultrapassaram os seis mil milhões de euros nos primeiros sete meses deste ano, segundo dados divulgados pelo Boletim Estatístico do Banco de Portugal.
Entre janeiro e junho, o montante deixado pelos turistas estrangeiros em Portugal ascendeu a 6002 milhões de euros, um aumento de 12,2% face aos 5,3 mil milhões registados no mesmo período do ano passado. Os turistas gastaram, assim, 28 milhões de euros, por dia, em Portugal.
Considerando ainda o número de dormidas de não residentes registado até julho – segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), foram mais de 19 milhões – cada dormida dos estrangeiros representou uma receita de 314 euros. Entre janeiro e julho do ano passado, estava nos 300 euros.
São valores que ultrapassam largamente as metas traçadas, salienta o secretário de Estado do Turismo. “O anterior Plano Estratégico Nacional do Turismo tinha como objetivo um crescimento de 6,3% ao ano ao nível das receitas. Neste momento, esse objetivo já está mais do que superado, verificando-se o dobro do que era o objetivo”, disse.